A CIDADE

Localizada próxima a Santa Rita do Passa Quatro, a cidade é conhecida como “Cidade da Cerâmica” devido a grande produção do material, sendo considerado um dos pontos mais fortes da economia da região. Aos finais de semana, muitos aventureiros das cidades vizinhas se juntam aos de Tambaú, para novas emoções com esportes radicais como o rapel de cachoeira. Os pontos mais frequentados da cidade são: o Pontilhão, a Cachoeira da Fazenda São Geraldo e o Santuário a Senhora Aparecida

CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha).
Inicialmente feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, em uma rota alternativa a outras, predominantemente, pavimentadas, a rota foi oficializada, em 2005. Atualmente há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo dos municípios de Cravinhos, São Simão, Santa Rosa de Viterbo, São Carlos, Descalvado, Tambaú, Águas da Prata, Franca, Borborema, Guaxupé MG.

CAMINHO DA PAZ

É um roteiro de peregrinação entre vários municípios que serão beneficiados pelo caminho, como elos deste Roteiro Turístico, que além de religioso pode ser considerado um super trekking, turismo cultural, turismo ecológico, dentre outros adjetivos que podemos atribuir ao caminho, no qual poderá se conhecer um pouco da cultura de cada lugar.

BEATO DONIZETTI TAVARES DE LIMA

Após oito anos de estudos e preenchendo os requisitos eclesiásticos foi ordenado sacerdote em Pouso Alegre – MG, fazendo voto de pobreza e vestindo batina já usada. Iniciou trabalho pastoral na Paróquia São Caetano, ainda em Pouso Alegre. Seguidamente, assumiu a Paróquia Santa Mãe de Deus, em Jaguariúna, sendo nomeado Pároco de Santana, em Vargem Grande do Sul, Diocese de Ribeirão Preto.

Destacou-se por intenso trabalho pastoral, pregando com ênfase o evangelho na questão social, como na defesa dos pobres e dos trabalhadores. Foi nomeado Pároco para a cidade de Tambaú, na Igreja de Santo Antonio. A sua posse ocorreu no dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, e seu primeiro ato foi o de ir na Igreja de São José, e ajoelhando-se rezou diante do altar, logo percebeu que a primeira fileira era demarcada com nomes de pessoas influentes e ricas da cidade, e imediatamente retirou todas as placas em inflamada oração dizendo que na igreja todos são iguais.

As suas obras na cidade de Tambaú foram produtivas, fundando diversas entidades como Asilo São Vicente de Paulo, Associação de Proteção à Maternidade e Infância, Congregação Mariana, Irmandade das Filhas de Maria e Circulo Operário, marcando sobremaneira a sua longa permanência na cidade. Atribuía os milagres a intercessão a Nossa Senhora Aparecida, de quem era devoto. Faleceu em Tambaú, em 16 de junho de 1961, sepultado no Santuário N. S. Aparecida.

Diante de sua vida sacerdotal prestada em favor dos necessitados foi declarado Servo de Deus, Venerável e após fartos históricos e acontecimentos extraordinários conhecidos em Tambaú, por graças, conversões e milagres de curas atribuídos ao Padre Donizetti, no dia 06 de abril de 2019, o Papa Francisco reconheceu um milagre ocorrido por sua intercessão, e, com essa decisão o sacerdote foi beatificado na cerimônia ocorrida em Tambaú.Isso que dizer que a santificação do Beato Padre Donizetti, em tramitação, está no caminho para mais um santo brasileiro.